Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de junho de 2010

Curau, pamonha e também Brullé de Milho

Revirando minha caixa de receitas encontrei uma que me fez voltar ao passado e sentir aquele gostinho de saudade boa... Sabe aquela, que além de fazer você salivar e comer de joelho, tem toda uma história, um enredo especial? Como aquela macarronada de domingo que só a sua vó sabe fazer? O Brullé de Milho do chef Carlinhos Awoki, ex Aldeia Cocar (restaurante lendário que marcou presença nos melhores roteiros gastronômicos de SP), além de fazer parte da minha lista de sobremesas preferidas, faz parte das muitas alquimias de sabores que tive o privilégio de degustar desse chef.

Esse é o Carlinhos Awoki, ex Aldeia Cocar



Esse é o Brullé de Milho


Receita

Ingredientes: 6 espigas de milho, 1 gema de ovo, 1 lata de leite condensado, 1 colher sopa de manteiga sem sal, 500 ml de leite

Modo de fazer

Retire os grãos das espigas e coloque no liquidificador. Adicione o leite e triture por 5 minutos. Coar com peneira para tirar todo o bagaço. Em uma panela antiaderente coloque a gema, a manteiga e o leite condensado e leve em fogo baixo por 20 minutos mexendo de vez em quando. Não esqueça! Esta parte é muito importante.

Separe 5 recipinetes quye dê para colocar cerca de 150 ml e despeje o Brulle de Milho em cada uma.

Calda de Canela

150 ml de água, açúcar a gosto, 1 colher de café de canela em pó, unidades de canela em pau para decorar

Modo de fazer

Em uma frigideira antaderente, em fogo baixo, coloque o açúcar e deixe derreter. Depois acrescente a água e a canela em pós e deixe por cerca de 10 minutos, até engrossar. Na hora de servir, despeje a quantidade da calda quente a gosto em cada recipiente e decore com as canelas em pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário